terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Volta às Aulas: Cuidados com a Visão Infantil




O início do ano letivo é sempre uma grande preocupação para os pais, considerando-se que desejam oferecer aos seus “pequenos” a melhor qualidade de vida possível e desta forma assegurar um futuro promissor a eles.
Contudo, devido aos inúmeros compromissos e preocupações da vida moderna, os pais acabam cometendo alguns deslizes. Por exemplo, é de extrema importância atentarmos ao comportamento e a saúde visual das crianças, mas nem todos possuem esta consciência.
Em geral, as crianças não sabem quando não enxergam bem. Então, cabe aos adultos observar algumas mudanças de comportamento que podem ser sinais de alerta. Como exemplos mais rotineiros, podemos citar crianças com dificuldade de enxergar de longe e que, portanto, aproximam-se dos objetos ou que evitam as brincadeiras ao ar livre podem ser míopes. Já as com hipermetropia, podem apresentar cansaço, sonolência e desatenção quando lêem.
Tendo em vista que algumas doenças oculares só têm tratamento na infância, o check-up oftalmológico antecedente as aulas ou no início delas é de suma importância para evitar o comprometimento visual permanente como também o atraso no aprendizado, prejudicando o seu rendimento escolar, além do desenvolvimento como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário